
A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados promove, nesta terça-feira (5), seminário de lançamento do Manifesto das Cooperativas da Agricultura Familiar para a COP 30.
O debate atende a pedido do deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) e está marcado para as 10 horas, no plenário 3.
Segundo o parlamentar, o objetivo é garantir que as cooperativas da agricultura familiar sejam protagonistas nas discussões e decisões da COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que será realizada em novembro, em Belém (PA).
Ele destaca que as cooperativas da agricultura familiar não são apenas agentes produtivos, são agentes de transformação social, de justiça climática, de proteção ambiental e de inclusão econômica.
“No Brasil, a agricultura familiar responde por aproximadamente 70% dos alimentos que chegam às mesas de nossas famílias, assegurando soberania alimentar, preservando a biodiversidade e promovendo o desenvolvimento territorial sustentável”, afirma o deputado.
“Não há justiça climática sem justiça rural. Não há segurança alimentar sem agricultura familiar organizada. Não haverá transição energética justa sem a força da cooperação no campo”, enfatiza Monteiro.