O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi), promoveu, nesta quarta-feira (9), o webinário “Orientações sobre o processo logístico dos medicamentos para as hepatites virais – Siclom HV”. A iniciativa teve como objetivo capacitar profissionais da rede de atenção às hepatites virais sobre o processo de ressuprimento dos medicamentos utilizados no tratamento das infecções.
Voltado a profissionais de saúde das farmácias cadastradas para a dispensação dos medicamentos, além de gestores envolvidos na logística dos fármacos, o encontro virtual apresentou orientações práticas sobre o preenchimento do mapa de consumo, a elaboração do boletim e a programação ascendente — etapas fundamentais para garantir a continuidade do tratamento dos usuários do SUS.
O evento foi moderado por Rayane Martins da Silva, consultora técnica do Dathi, que destacou a importância da capacitação contínua dos profissionais que atuam na ponta. “Nosso objetivo é fortalecer a rede com informações atualizadas e orientações claras, garantindo que o processo de ressuprimento ocorra de forma eficiente e segura, para que os medicamentos cheguem a quem precisa, no tempo certo”, afirmou.
Durante o webinário, o consultor técnico do Dathi, Lucas Batista Tavares, apresentou orientações detalhadas sobre o processo de ressuprimento no Sistema de Controle Logístico de Medicamentos para Hepatites Virais (Siclom HV). Em seguida, Carla Alves, também consultora técnica do departamento, realizou uma demonstração prática da plataforma, explicando as etapas para o correto registro das informações.
O webinário contou ainda com a participação das consultoras Ana Paula Maciel Gurski, da Coordenação-Geral de Vigilância das Hepatites Virais (CGHV), e Juliana Monteiro da Cruz, integrante da equipe de desenvolvimento do Siclom HV, que colaboraram nos esclarecimentos das dúvidas dos participantes.
Assista o Webinário completo em: Canal SVSA
João Moraes
Ministério da Saúde