720X90
Publicidade

Governo de SP apresenta pacote de ações na Agrishow 2025

Governo de SP apresenta pacote de ações na Agrishow 2025

O Governo de SP, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, estará presente na 30ª edição da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação). No início da feira, a gestão paulista realiza o seu tradicional evento com anúncios para o setor agropecuário paulista e permanece até o dia 02 de maio com um conjunto de ações a serviço do produtor rural.

O objetivo do governo paulista é impulsionar a transferência de tecnologia por meio da aproximação de seus institutos e coordenadorias com os visitantes da feira que, no ano passado, atingiu aproximadamente 200 mil visitantes em seus cinco dias de realização.

Confira os destaques que o Governo de São Paulo leva para a Agrishow 2025:

No estande da Agência Paulista de Tecnologias dos Agronegócios (Apta), estarão os 7 institutos de pesquisa vinculados à agência:

INSTITUTO BIOLÓGICO (IB)

As tecnologias expostas pelo IB serão:

  • Análises de Influenza Aviária, New Castle, Laringotraqueíte e Salmonela – as mais impactantes para o setor avícola
  • Análises de alimentos e água – microbiológicas e físico-químicas na avicultura
  • Controle Biológico – fungos, bactérias e nematoides entomopatogênicos. Joaninhas, crisopídeos, ácaros predadores junto a ácaros fitófagos para demonstrar a predação.
  • Serão levadas placas de Petri com material biológico, uma galinha com ovos (artificiais).

Mais informações em: www.biologico.agricultura.sp.gov.br

INSTITUTO DE PESCA (IP)

Instituto de Pesca apresenta inovações da aquicultura na Agrishow 2025

O Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, marca presença na Agrishow 2025 com destaque para as tecnologias e inovações desenvolvidas em seus principais projetos voltados à aquicultura, que promovem avanços na sustentabilidade, na produtividade e na segurança sanitária do setor aquícola. 

Entre as iniciativas apresentadas estão:

a) o Centro de Ciência para o Desenvolvimento (CCD) de Sanidade em Piscicultura, que visa desenvolver kits de diagnóstico para as doenças emergentes e de vacinas contra essas doenças em tilápia e o melhoramento genético de tilápias relativo às doença; 

b) o Centro de Engenharia de Plasticultura (CEP), que objetiva desenvolver, modificar e validar soluções disruptivas de plasticultura, para melhorar o desempenho dos produtos e adaptar soluções plásticas existentes para diferentes culturas, abordando problemas específicos; e 

c) o Programa Integração Piscicultura-Agricultura-Pecuária (IPAP), cuja missão é criar soluções de ciclagem de nutrientes em sistemas integrados de produção de alimentos, seguindo os conceitos da economia circular.

Mais informações em: www.pesca.sp.gov.br

INSTITUTO DE ECONOMIA AGRÍCOLA (IEA)

  • Apresentação do Programa Rotas Rurais

Ações de divulgação:

  • Preço referência de importação de borracha natural
  • Balança Comercial do Estado de São Paulo em 2024
  • Calculadora do Valor Venal de Terra Rural
  • Cálculo IEA do Custo de Produção
  • Ciclo de Seminários Estudos IEA
  • Valor da Produção Agropecuária Paulista

Mais informações: www.iea.agricultura.sp.gov.br

APTA REGIONAL

1 – Arroz biodinâmico

A APTA Regional possui pesquisas em rizicultura, segundo princípios Agricultura Biodinâmica. Os objetivos são: realizar ensaios agronômicos de variedades de arroz, em áreas de várzea e áreas altas (arroz de sequeiro), sob sistema da agricultura biodinâmica, sendo o segundo ano de implementação a safra 2024/2025; avaliar o controle de pragas e doenças do arroz com técnicas agroecológicas; aplicação de preparados biodinâmicos e uso de óleos essenciais e hidrolatos. O projeto se desenvolve no Setor de Fitotecnia da Apta Regional de Pindamonhangaba com execução de treinamentos técnicos, oficinas práticas e cursos, visando a ampla participação de agricultores familiares da região do Vale do Paraíba.

2 – Mandioca

“Já fui mandioca!” A mandioca, um dos alimentos mais comuns no prato dos brasileiros, será apresentada de uma forma inusitada: como matéria-prima para embalagens biodegradáveis, que podem substituir os plásticos de uso único (como talheres e copos descartáveis). A iniciativa busca levar os consumidores a optar por produtos mais sustentáveis, reduzindo a produção de lixo.

INSTITUTO AGRONÔMICO (IAC)

As cinco variedades de cana IAC mais recentes estarão na Agrishow 2025

O público da Agrishow 2025 poderá conhecer as mais novas variedades de cana-de-açúcar do Programa Cana IAC: IACSP02-1064, IACCTC05-5579, IACCTC06-5732, IACCTC07-7207 e IACCTC08-9052. Além desses novos materiais, outras dez cultivares de destaque nacional estarão plantadas no plot do IAC, de 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto, interior paulista, no mesmo espaço onde funciona o Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC).

Nova cultivar IAC de feijão carioca, o IAC 2560 Nelore, será apresentada na Agrishow 2025

Agrishow 2024, espaço de exposição das variedades do Instituto Agronômico (IAC). Foto: Governo de SP

O Instituto Agronômico (IAC) apresenta sua mais nova cultivar de feijão carioca: a IAC 2560 Nelore é tolerante ao escurecimento dos grãos e tem alta tolerância à antracnose, importante doença do feijoeiro. Possui potencial produtivo de 70 sacas, por hectare. Com caldo espesso de alta qualidade, conquista excelente aceitação no mercado, tendo sido testado e aprovado pela indústria. 

Este novo material chega para complementar o IAC 2051, que é o carioca mais procurado no Instituto, por todas as suas qualidades e cultivado em diversos estados, mas é suscetível para a antracnose.

IAC lança batata-doce alaranjada biofortificada

A cultivar IAC Dom Pedro II apresenta 64,71 vezes mais carotenoides do que as mais plantadas no Brasil, além de alta produtividade, precocidade e bom cozimento. O Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, desenvolveu uma nova cultivar de batata-doce de polpa alaranjada excelente para uso culinário, visando à biofortificação de alimentos para torná-los mais nutritivos. Comparativamente com as cultivares mais plantadas no Brasil, este novo material, chamado ‘IAC Dom Pedro II’, tem 64,71 vezes mais carotenoides, responsável pela provitamina A. Além desta característica que atrai consumidores, a nova batata-doce IAC apresenta produtividade 48,60% superior à da principal variedade cultivada no Estado de São Paulo, chamada Canadense. O público poderá conhecer a IAC Dom Pedro II na Agrishow 2025, de 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto, interior paulista.

Público da Agrishow poderá conhecer diferenças das funções de adjuvantes e sua importância

Os visitantes da Agrishow terão a oportunidade de entender sobre adjuvantes – produtos que desempenham funções específicas e não genéricas -, como normalmente se difunde no contexto do controle fitossanitário. De acordo com o Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (CEA/IAC), os adjuvantes podem ser classificados de acordo com a sua funcionalidade em dois grandes grupos: os Utilitários, que atuam no processo de pulverização, ou seja, entre o tanque e o alvo, e os Potencializadores, que melhoram o desempenho do produto depois que a gota atinge o alvo.

Mais informações: https://www.iac.sp.gov.br

INSTITUTO DE ZOOTECNIA (IZ)

Centro de Pecuária Sustentável: foco na mitigação dos gases do efeito estufa

O Laboratório do IZ irá gerar dados especificamente dentro das condições tropicais dos sistemas de produção animal. Fazenda-modelo para intensificar a produção de ruminantes e reduzir emissão de gases do efeito estufa na agropecuária, com rotação em uma mesma área entre atividades agrícolas e pecuária, utilizando o sistema produtivo que promove a integração lavoura com a pecuária (ILP).

A Unidade, por meio de parcerias com a iniciativa privada, funciona como uma espécie de laboratório para pesquisadores brasileiros descobrirem como tornar a pecuária mais sustentável. O Laboratório de Fermentação Ruminal e Nutrição de Bovinos de Corte presente neste Núcleo de pesquisa tem o foco da mitigação dos gases do efeito estufa por meio da produção sustentável de carne.

Laboratório de Genética e Biotecnologia

O Laboratório de Genética e Biotecnologia utiliza as técnicas de Biologia Molecular, que possibilitam identificar adulterações como detectar e quantificar a presença de leite A1 em leite e produtos lácteos A2. Desenvolveu também metodologia utilizada para certificação de produtos lácteos bubalinos para a Associação Brasileira de Criadores de Búfalos. Todos os laticínios certificados recebem em seus rótulos o Selo de Pureza – 100% Búfalo, sendo este um importante trabalho que confere maior segurança alimentar e agregação de valor aos produtos bubalinos. A mesma técnica de análise pode ser utilizada para certificação de produtos lácteos de caprinos e ovinos.

Teste de Eficiência Alimentar de Bovinos e Ovinos

Seleção animal por variáveis relacionadas à Eficiência Alimentar, ou seja, a quantidade de alimento que o animal consome e transforma em carne, leite ou outro produto de origem animal.

No IZ os testes de eficiência são realizados com cochos eletrônicos da Intergado que possuem comedouros e bebedouros automáticos para medição de consumo de alimento e água, número de visitas aos equipamentos e peso do animal.

Exposição: Cocho eletrônico, ovinos de fibra de vidro em tamanho real, totem e folder.

Ações do IZ – transferência e difusão de tecnologias

Com a missão de desenvolver e transferir tecnologia e insumos para a sustentabilidade dos sistemas de produção animal, o Instituto de Zootecnia (IZ-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, destaca-se pela geração de uma série de benefícios ao meio científico, técnico e aos pecuaristas, com pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, e serviços à disposição do agronegócio paulista. Com utilização das técnicas de manejo estudadas pelo IZ é possível minimizar os impactos ao meio ambiente e aumentar a eficiência do sistema.

Principais ações:

  • Fazenda Pecuária Sustentável
  • Manejo nutricional como suplementação alimentar e aditivos (com finalidade de mitigação de gases de efeito estufa) e eficiência alimentar (CAR)
  • Aplicação dos conceitos de bem-estar e confinamento estratégico
  • Eficiência reprodutiva e melhoramento genético animal e vegetal,
  • Desenvolvimento e preservação de gramíneas e leguminosas e uso de sistemas integrados de produção agropecuária.
  • Desenvolvimento de tecnologia para detecção de fraude em leite A2A2 e leite de búfala e pequenos ruminantes
  • Controle estratégico de ecto e endoparasitas, avaliação e desenvolvimento de novos produtos para pecuária leiteira, manejo de ordenha e qualidade do leite
  • Sistema de tratamento e aproveitamento de resíduos agropecuários com produção de bioinsumos, energia e água de reuso.
  • Xenotransplante – Órgãos de Suínos para humanos
  • Caravana Giro do Leite

Saiba mais em: https://www.iz.sp.gov.br

COORDENADORIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA (CDA)

Durante a 30ª edição da Agrishow, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária dá continuidade à revolução feita a partir de uma legislação moderna que permitiu que produtores artesanais aderirem ao Serviço de Inspeção do Estado de São Paulo para estabelecimentos artesanais (SISP Artesanal).

PAVILHÃO DE ARTESANAIS

A 30ª edição da Agrishow terá um pavilhão dedicado a produtores artesanais, onde os visitantes poderão conhecer diversos tipos de produtos artesanais advindos de vários lugares do país. O pavilhão estará localizado dentro do estande da Secretaria de Agricultura na feira, em uma área de 1.600 m² para mais de 80 produtores exporem seus produtos.

A iniciativa, que visa valorizar e fomentar a divulgação e comercialização dos produtos artesanais, contará com a participação de produtores artesanais de todo o Brasil. Haverá produtos como queijos, charcutaria, mel, cachaça, vinho, cerveja e azeites.

COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA INTEGRAL (CATI)

CATI na Agrishow 2025: políticas públicas, programas, projetos e ações que fortalecem o agro paulista, promovem sustentabilidade ambiental e transformam vidas no campo

Programas e Projetos

  • CAR/PRA – Programa de Regularização Ambental
  • Integra SP Agro – Parceria local com Rede ILPF. 
  • Cacau SP – Incentivo ao cultivo de cacau em São Paulo 
  • Frutas Vermelhas SP – Exposição de produtos e ações.
  • Batata doce e mandioca – Parceria local com Apta Regional. Sementes e Mudas – Montagem e apoio a projetos.
  • Propaga SP – Exposição de produtos e ações.
  • Semeia SP – Exposição de produtos e ações.
  • Solo + Fértil – Parceria local com Sindical e outras. Exposição de ações + simulador de erosão.
  • Milho + SP – Parceria local com Corteva, Yara, Valtra. Exposição de produtos e ações.
  • SPDH e MIP em soja – Exposição de produtos e ações.
  • PAA – Apresentação Programa de Aquisição de Alimentos
  • Município Agro – Parceria local com prefeituras e Datagro, capacitação e apresentação de ações
  • Programa Solo + Fértil
  • Milho+SP
  • Projeto MIP SOJA – Manejo Integrado de Pragas na Cultura da Soja
  • Apresentação do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista
  • Divulgação dos Concursos Estaduais da Qualidade do Café e da Cachaça

Espaço destinado a apresentar ações de extensão rural e parcerias realizadas para o desenvolvimento sustentável e agregação de valor nas cadeias produtivas do café e cana-de-açúcar, atividades de importância econômica no Estado. Produtores e interessados poderão conhecer um pouco mais sobre os concursos estaduais do café e da cachaça, que visam impulsionar a agregação de valor com produção de cafés especiais e da cachaça artesanal de qualidade.

CATI Sementes e Mudas

Com foco na agricultura familiar, os visitantes poderão adquirir mudas e conhecer as sementes produzidas com garantia de qualidade, tratamento natural com terra diatomácea e preços acessíveis. E, visando aproximar ainda mais o público das ações em seus laboratórios (referências em todo o país), a equipe da CATI Sementes e Mudas mostrará como funcionam os trabalhos de análise de sementes e micropropagação de matrizes de morango e mandioca.

Estande da CATI e Sementes e Mudas na Agrishow 2024. Foto: Governo de SP

Programa Propaga SP – Tecnologia Ecopot

Uma grande novidade apresentada pela CATI Sementes e Mudas é a demonstração da Ecopot, tecnologia inovadora de produção de mudas em embalagens biodegradáveis, que irá triplicar sua produção atual de nativas e enxertadas. Essas embalagens, no processo de produção de mudas pela CATI Sementes e Mudas, utiliza uma máquina importada da Dinamarca e instalada no Núcleo de Mudas de Itaberá (SP), única no Brasil, que permite a produção de embalagens com tamanho, volume e dimensões variáveis, para atender às diferentes características das fruteiras comerciais e das florestais nativas, substituindo o plástico por papel especial e substrato orgânico. Os visitantes poderão acompanhar todo o processo in loco no estande.

Projeto Revitalização da Cadeia da Mandioca

Na cultura da mandioca, praticamente todo material de propagação utilizado no plantio está contaminado por bactérias e vírus; com isso, a produtividade de raízes fica abaixo do potencial genético, limitando a renda no campo. O programa irá disponibilizar aos produtores rurais mudas sadias (manivas) das cultivares de mandioca, desenvolvidas pelo Instituto Agronômico (IAC-Apta), livres de bactérias e vírus que comprometem a sanidade e produtividade da cultura da mandioca. A produção de mudas sadias de mandioca com alta qualidade genética e sanitária envolverá ação conjunta do IAC, da CATI e da Apta Regional.

Projeto Fortalecimento da Cadeia da Batata-doce com mudas livres de patógenos

Este projeto foi elaborado e implementado pela CATI Sementes e Mudas, pelo IAC e pela Apta Regional, para fortalecimento da cadeia da batata-doce, introduzindo novas cultivares e utilizando ramas livres de vírus (mudas sadias), visando aumentar a produtividade das lavouras no estado de São Paulo. O projeto visa realizar ações de pesquisa e de transferência e difusão de tecnologias aos produtores rurais, disponibilizando materiais de propagação das cultivares desenvolvidas para mesa e para indústria. O IAC e a Apta Regional estão fornecendo à CATI Sementes e Mudas o material genético livre de vírus para multiplicação e instalação de matrizeiros para produção de mudas/ramas sadias, que já estão sendo disponibilizadas aos produtores rurais.

Programa Semeia SP

O Programa Semeia SP incentiva e fortalece a cadeia de grãos, cereais, oleaginosas e adubos verdes no estado de São Paulo, por meio da ampliação da oferta desses produtos, a partir da produção e comercialização de 1.200 toneladas de sementes, com garantia de qualidade e preço acessível, anualmente pela CATI Sementes e Mudas.

CATI – Projeto Frutas Vermelhas SP

Por meio do Projeto Frutas Vermelhas SP, que engloba as culturas de amora, mirtilo e framboesa, a CATI tem difundido inovação, com tecnologia e variedades adaptadas para climas mais quentes, abrindo novas fronteiras para o cultivo dessas frutas de clima temperado em diversas regiões do estado, ao mesmo tempo em que disponibiliza mais uma opção rentável para os produtores rurais paulistas. Já ultrapassou as fronteiras paulistas, por meio de termo de cooperação técnica assinado entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal.

PAA Cesta Verde

O PAA Cesta Verde é um programa do Governo Paulista, executado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por intermédio das Casas da Agricultura da CATI. Por meio dele, são adquiridos alimentos produzidos pela agricultura familiar, os quais são destinados às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino em municípios que aderem ao programa.

No ciclo vigente de 2024/2025, são cerca de R$ 4 milhões investidos para aquisição de produtos de mais de 400 produtores atendidos pelo programa que entregarão cerca de 100 mil cestas verdes, que já chegarão a cerca de 100 mil famílias e 54 entidades assistenciais.

Programa Município Agro

O programa incentiva, por meio de mecanismos técnicos, o desenvolvimento e a implantação de políticas públicas relacionadas ao setor agropecuário, sendo executado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da CATI, em parceria com as prefeituras que participam do Sistema Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável. Os municípios com melhores classificações no ranking recebem premiações em dinheiro.

O Programa Município Agro apresenta uma novidade que impacta positivamente na pontuação dos municípios participantes: o Projeto de Incentivo à Produção Agropecuária, que contará com o apoio dos extensionistas da CATI na elaboração e visa ao desenvolvimento sustentável da agropecuária apoiada pelo município.

Lançamentos de novas publicações técnicas da CATI

Desde a sua criação, a CATI traz em seu DNA de instituição responsável por ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no âmbito da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a geração, adaptação e divulgação de conhecimento e tecnologia.

A CATI lançará três novos títulos que se somam ao portfólio de mais de 1.000 publicações técnicas escritas e/ou coordenadas, ao longo dos anos, por extensionistas de toda a rede e do seu Departamento de Extensão Rural (Dextru). Os temas são Tupinambo; Licores Artesanais; e Mandioca. Durante toda a Feira, os visitantes poderão fazer download gratuito das publicações, no estande.

COSALI

Durante a Agrishow 2025, a COSALI divulgará o Projeto Cozinhalimento e a Coleção Agro SP na Mesa, por meio das seguintes ações:

28/04 (Segunda-Feira):

15:30h: Parceria com APTA Regional (disponibilização da mandioca e dos recipientes elaborados a partir do resíduo da mandioca)

Degustação de Mandioca

Divulgação e distribuição do novo livro Agro SP na Mesa – Mandioca

29/04 (Terça-Feira):

11h: Proposta de parceria com APTA (possibilidade de disponibilização de arroz arbóreo)

Degustação de Risoto de mel com parmesão

Distribuição e divulgação do livro Agro SP na Mesa – Arroz e Feijão

15h: Divulgação do Projeto Cozinhalimento

Preparo interativo e Degustação de saladas de pote

Divulgação e distribuição de folder informativo do projeto e receitas

16:30h: Parceria com Apta Regional (disponibilização da mandioca e dos recipientes elaborados a partir do resíduo da mandioca)

Degustação de Mandioca

Divulgação e distribuição do novo livro Agro SP na Mesa – Mandioca

30/04 (Quarta-Feira):

11h: Degustação de Brownie de café

Divulgação e distribuição do livro Agro SP na Mesa – Café

15h: Divulgação do Projeto Cozinhalimento

Preparo interativo e Degustação de tabule de entrecasca de melão

Divulgação e distribuição de folder informativo do projeto e receitas

16:30h: Proposta de parceria com Apta (possibilidade de disponibilização de batatas coloridas do IAC)

Degustação de Batata chips colorida

Divulgação e distribuição do livro Agro SP na Mesa – Batata

01/05 (Quinta-Feira):

11h: Degustação de Cookies de Cacau

Divulgação e distribuição do livro Agro SP na Mesa – Cacau

15h: Divulgação do Projeto Cozinhalimento

Preparo interativo e Degustação de Antepasto de berinjela

Distribuição de folder informativo do projeto e receitas

16:30h: Parceria com Apta Regional (disponibilização da mandioca e dos recipientes elaborados a partir do resíduo da mandioca)

Degustação de Mandioca

Divulgação e distribuição do novo livro Agro SP na Mesa – Mandioca

02/05 (Sexta-Feira):

10h: Parceria com Apta Regional (disponibilização da mandioca e dos recipientes elaborados a partir do resíduo da mandioca)

Degustação de Mandioca

Divulgação e distribuição do novo livro Agro SP na Mesa – Mandioca

Projeto Cozinhalimento

O Projeto Estadual Cozinhalimento, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, promove a instalação de cozinhas profissionais para capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricional, com foco na promoção de hábitos alimentares saudáveis, empreendedorismo, geração de renda e ações sociais para a população mais vulnerável.

O Projeto também tem como objetivo fortalecer o empreendedorismo social e o fomento a projetos coletivos, proporcionando aos municípios incentivo ao Cooperativismo e desenvolvimento econômico local

Link: https://webserver-saaagrospgedave-prd.lfr.cloud/en/web/cosali/institucional1

Coleção Agro SP na Mesa

A coleção Agro SP na Mesa é composta por diversas edições com os principais produtos das cadeias paulistas, onde é evidenciada a importância de cada um deles na economia do Estado e nos hábitos alimentares da população, disponibilizando referências técnicas, de forma clara, simples e objetiva, com o propósito de incentivar o maior consumo por meio de informações, dicas, curiosidades e receitas.

Link: https://webserver-saaagrospgedave-prd.lfr.cloud/en/web/cosali/livros

CODEAGRO

SELO AGRO SP ARTESANAL

A Coordenadoria de Desenvolvimento de Agronegócios, pertencente à Subsecretaria de Abastecimento do Estado de São Paulo, anuncia o seu Selo Agro SP Artesanal, uma certificação que visa reconhecer e valorizar a qualidade e autenticidade dos produtos artesanais produzidos no estado.

O Selo Agro SP Artesanal é destinado a pequenos produtores que se dedicam à produção de alimentos artesanais, garantindo que seus produtos atendam a padrões rigorosos de qualidade e segurança. Com essa certificação, os produtores terão maior reconhecimento no mercado, e os consumidores poderão identificar facilmente produtos genuínos e de alta qualidade.

“A certificação do Selo Agro SP Artesanal é um passo importante para apoiar os pequenos produtores e promover a rica tradição artesanal de São Paulo,” afirma Diogenes Kassaoka, Subsecretário de Abastecimento e representante da Coordenadoria de Desenvolvimento de Agronegócios na feira.

“Estamos comprometidos em garantir que esses produtos recebam o reconhecimento e a valorização que merecem.”

Benefícios do Selo Agro SP Artesanal:

Qualidade Garantida: Produtos certificados passam por rigorosos processos de avaliação.

Valorização do Produtor: Reconhecimento e destaque no mercado para pequenos produtores.

Confiança do Consumidor: Facilidade para identificar produtos artesanais genuínos.

Como participar:

Os produtores interessados em obter o Selo Agro SP Artesanal podem acessar o site oficial [https://codeagro.agricultura.sp.gov.br/home] para mais informações sobre o processo de certificação e os critérios necessários.

APRESENTAÇÃO DA PLATAFORMA ABASTECE SP

O Abastece SP tem como objetivo principal promover o acesso da população paulista a alimentos saudáveis, ao mesmo tempo que apoia os pequenos e médios produtores rurais do estado. Através do programa, as instituições públicas podem adquirir produtos diretamente dos agricultores, garantindo frescor e qualidade na alimentação de milhares de pessoas.

O post Governo de SP apresenta pacote de ações na Agrishow 2025 apareceu primeiro em Agência SP.