720X90
Publicidade

Maioria dos novos alunos das Etecs de SP veio da rede estadual de ensino

26 de março de 2025

Maioria dos novos alunos das Etecs de SP veio da rede estadual de ensino

O perfil predominante dos 85.490 aprovados no Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o primeiro semestre de 2025 mostra que a maioria dos ingressantes é jovem e cursou integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas. Os dados fazem parte do Relatório Socioeconômico elaborado pela Fundação de Apoio à Tecnologia (Fat), responsável pelo processo seletivo das Etecs do Centro Paula Souza (CPS).

O levantamento indica que 71,47% dos convocados têm até 17 anos, 74,44% cursaram integralmente o Ensino Fundamental em escola pública. O equilíbrio de gênero se mantém, com 50,04% de mulheres e 49,96% de homens. Entre os ingressantes, a maioria não trabalha (77,06%) e depende financeiramente de outras pessoas (75,95%). A renda familiar mensal concentra-se na faixa de até cinco salários mínimos (78,28%).

LEIA TAMBÉM: SP anuncia R$ 80 mi em premiação para prefeituras que avançaram na alfabetização de crianças

A política de inclusão do CPS, o Sistema de Pontuação Acrescida, beneficiou 79,58% dos classificados, conferindo 3% de acréscimo à nota de estudantes afrodescendentes e 10% para egressos da escola pública, ou ainda somando as duas a quem se enquadrava em ambos os casos.

As principais razões para a escolha de uma Etec incluem a melhora no desempenho profissional (23,85%), a expectativa de ascensão na carreira (18,75%) e o interesse na área do curso escolhido (16,08%). O acesso à internet em casa é uma realidade para 99,63% dos novos alunos, sendo a maioria por banda larga ou fibra óptica.

“Os dados do relatório reforçam a importância das Etecs como referência na formação de jovens em busca de qualificação. A maioria ingressa sem experiência profissional e economicamente dependente da família, tornando o Ensino Técnico um caminho estratégico para ampliar oportunidades e transformar perspectivas no mundo do trabalho”, avalia o vice-diretor-superintendente da autarquia, Maycon Geres.

LEIA TAMBÉM: Em 26 meses, Governo de SP investe R$ 2 bilhões em obras de escolas e creches

Vestibulinho das Etecs

O cronograma do Vestibulinho das Etecs para o segundo semestre de 2025 será divulgado em breve, no site do Centro Paula Souza, com vagas para cursos técnicos, especializações técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo.

Para concorrer a uma das vagas de curso técnico, o candidato precisa ter concluído ou estar cursando a partir do segundo ano do Ensino Médio; para vagas remanescentes, uma avaliação para certificação de competências referentes ao primeiro módulo será feita; já para as especializações técnicas, o interessado, além de ter concluído o Ensino Médio, precisa ter cursado integralmente o Ensino Técnico associado ao curso de especialização desejado, conforme relação disponível no Manual do Candidato.

O post Maioria dos novos alunos das Etecs de SP veio da rede estadual de ensino apareceu primeiro em Agência SP.