720X90
Publicidade

Governo de SP lança plataforma para encontrar produtores registrados com Selo Agro SP Artesanal

Governo de SP lança plataforma para encontrar produtores registrados com Selo Agro SP Artesanal

Em agosto de 2024, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo lançou o Selo de Qualidade Produto São Paulo – Artesanal, que é concedido a todos os estabelecimentos artesanais registrados no Serviço de Inspeção do Estado de São Paulo (Sisp) para valorizar a produção paulista e incentivar o desenvolvimento de pequenos produtores do Estado.

Para facilitar a localização desses empreendimentos, a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) criou uma plataforma que facilita a localização de quem já recebeu o Selo Agro SP Artesanal. Até o momento já foram emitidos 30 selos a produtores artesanais.

LEIA TAMBÉM: Estado de SP cria selo de certificação para produtos artesanais

Em relação aos estabelecimentos artesanais registrados com o Serviço de Inspeção de São Paulo (Sisp), que dispõe sobre a manipulação e o beneficiamento de produtos de origem animal, sob a forma artesanal, bem como sobre sua inspeção e fiscalização sanitária no estado de São Paulo, o número cresceu muito em relação a 2023.

“No último ano, tivemos dois estabelecimentos registrados. Com todas as políticas regulatórias e com o crescimento do setor, em 2024 saltamos para 129 registros de estabelecimentos pelo Sisp. Isso só reforça o quanto os produtores artesanais estão preocupados em regularizar seu negócio, o que acaba impulsionando outros empreendimentos, fazendo essa cadeia crescer em conformidade”, afirma Emilio Bocchino, coordenador da Codeagro.

LEIA TAMBÉM: Governo de SP bate recorde de quase meio bilhão em crédito para o agro em 2023 e 2024

A Charcutaria Artesanal Jais, localizada na região oeste de São Paulo, é a única da capital, até o momento, que possui o Selo Agro SP Artesanal. Um dos proprietários, Egon Jais, ressalta que busca agregar valor ao seu empreendimento para trazer segurança e promover o negócio. “Assim que soubemos que podíamos adquirir o selo fomos atrás. Estamos sempre atentos às novidades para impulsionar o nosso negócio e a certificação agrega valor aos nossos produtos”, comemora.

Há oito anos no mercado, a ideia de montar a Jais Charcutaria surgiu sem pretensão alguma, misturando receitas de família com a paixão pela gastronomia. Hoje o catálogo da empresa conta com aproximadamente 50 itens entre salames, bacon, pancetta, pastrami, além de conservas e manteigas temperadas.

Egon explica que sempre buscou se ajustar às normas para oferecer o melhor produto com segurança ao cliente. “Nosso trabalho é cheio de especificidades e precisamos buscar orientação para deixar nosso negócio de acordo com a legalidade. E apesar de hoje termos conquistado todas as normas necessárias, a gente ainda quer manter tudo de forma artesanal, sem perder o que o produto entrega”, comentou Egon Jais.

LEIA TAMBÉM: São Paulo consolida liderança nas exportações brasileiras do agronegócio em 2024

Concedido gratuitamente pela Codeagro, o selo garante a segurança alimentar, valoriza os produtos paulistas e reconhece sua qualidade artesanal, elevando a competitividade e a rentabilidade dos produtores. Entre os principais benefícios estão o fortalecimento do reconhecimento pelos consumidores e a melhoria da rentabilidade para os produtores artesanais, tornando os produtos mais atraentes e confiáveis no mercado.

Para que o produto seja incluído no sistema do Selo de Qualidade Produto São Paulo – Artesanal, os estabelecimentos devem seguir as diretrizes estabelecidas pelo Serviço de Inspeção de São Paulo (Sisp Artesanal). Compete à Codeagro a responsabilidade pela autorização de uso do selo, pela manutenção do cadastro e pela divulgação dos certificados homologados para os estabelecimentos qualificados.

“As normas acabam impulsionando a charcutaria artesanal, que está crescendo em todo o país. Por meio dessas legislações novas, o segmento cresce de forma organizada e impulsiona todos os negócios artesanais”, diz o proprietário.

O tempo médio de análise da solicitação é de 1 a 5 dias úteis, dependendo se houver alguma pendência.

Acesse o link para conhecer os produtores artesanais com Selo Agro Sp Artesanal:                         https://linktr.ee/codeagro?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAaZyiK6tH- uwhaw3YtRao8bTG5Y-gyDGmlOgJ_W00_Ux0nw1norE- ijwJdg_aem_w2keLiDrecWQziQu0-_Mdg

Se você é produtor artesanal, clique no link para solicitar o Selo Agro Sp Artesanal: https://www.instagram.com/p/DDKm3bJRTvc/?img_index=1

O post Governo de SP lança plataforma para encontrar produtores registrados com Selo Agro SP Artesanal apareceu primeiro em Agência SP.

Pular para o conteúdo