A comunidade escolar de Ribeirão Branco, composta por pais, responsáveis, professores e colaboradores da Rede Estadual de Ensino, está convocada a participar da consulta pública sobre a implementação das escolas cívico-militares. O prazo para a manifestação é até a próxima quinta-feira, 15 de agosto, e o registro das opiniões deve ser feito por meio da plataforma Secretaria Escolar Digital (SED).
Na região de Itapetininga, 18 escolas em 10 cidades demonstraram interesse em adotar o novo modelo de ensino. Em Ribeirão Branco, as escolas Professor Luiz José Dias e Professor Abdiel Lopes Monteiro estão entre as unidades que consideram a transição para o sistema cívico-militar.
Este processo de consulta pública, promovido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc), é a segunda etapa de um esforço para ouvir as comunidades escolares. Até o dia 31 de julho, as unidades de ensino organizaram reuniões para debater o novo modelo com pais e responsáveis. Caso o número de votos válidos não seja atingido, novas rodadas de consulta estão previstas para agosto.
Se mais do que 45 comunidades escolares manifestarem interesse pelo programa, critérios de desempate serão aplicados, como a proximidade com outras unidades que não aderiram ao modelo e o número de votos favoráveis.
A expectativa é que o projeto seja iniciado em 2025, com 45 escolas selecionadas para integrar a primeira fase de implantação. A divulgação das unidades escolhidas deve ocorrer até o final de agosto, coincidindo com o início do período de matrículas e transferências na rede estadual.